Bebês, Cuidados Diários, Enxoval, Looks e Beleza, Saúde, Semana a Semana, To Grávida, Vida de Mãe

10 coisas que aprendi na Gravidez

Pra começar, preciso dizer que foi beeem difícil conseguir pensar em apenas 10 coisas! rsrs A gente aprende tanta coisa nova depois de uma gravidez, né? Uma não, no meu caso, duas! ;-)

Eu amei ficar grávida nas duas vezes. Me transformei muito depois dessas experiências. Por isso, hoje decidi fazer esse post para compartilhar o que aprendi nessa fase gravidinha. Vamos lá!

1 – Aprendi a ser uma Buda grávida

Acho que não é à toa que temos 9 meses para cair a ficha e organizar a chegada do bebê. Tem muita coisa pra fazer ao longo dos meses de gestação, por isso controlei a ansiedade e mantive a tranquilidade. Eu aprendi a me organizar mais, fazer check list de tudo, definir funções para cada um e controlar a minha ansiedade. Falo que virei uma Buda grávida! Kkk. Era bem difícil me tirar do sério… Acho fundamental diminuir o ritmo na gravidez, principalmente na reta final.

2 – Aprendi que ultrassom é vida

Descobri que não há criação mais incrível desse mundo do que um aparelho de ultrassom. kkk A emoção de escutar pela primeira vez o coração do bebê batendo dentro da gente é indescritível!! Eu queria fazer ultra sempre, todo dia!

3- Aprendi a importância de pedir ajuda

Como diz o ditado “É preciso uma aldeia inteira para criar uma criança”.  Eu não tive vergonha de pedir ajuda e acho que ninguém deve ter. A gente não tem que dar conta de tudo na gravidez e muito menos depois que nasce. Ter uma Rede de apoio para conversar e ajudar com coisas que parecem ser simples é importantíssimo e facilita muito. Família, amigos, vizinhos, todo mundo! E se não tiver, tente criar uma!

4- Aprendi que ter informação muda tudo 

No terceiro falei da Rede de Apoio e nesse aqui vou falar do que chamo de Rede de Informação. Eu aprendi que na maternidade, assim como tudo na vida, precisamos nos informar e nos preparar ainda na gravidez (ou até antes disso!). Eu fiz cursos quando estava grávida, li livros e me cerquei de bons profissionais médicos que me explicavam tudo, me escutavam e eu confiava. Até hoje leio sempre e busco cursos para me ajudar na criação dos meus filhos. É muita responsabilidade ter um bebê.

5- Aprendi que não temos controle de tudo

Criamos uma série de expectativas quando estamos grávidas. E isso vai desde o parto idealizado, o quartinho dos sonhos, a amamentação perfeita, a alimentação, a educação do filho… Até que de repente nada do que imaginamos acontece e a gente se frusta, desaba e fica cheia de culpas. Por isso, eu aprendi que é preciso se informar e se preparar muito para entender todas as possibilidades, buscar o que deseja sim, mas é fundamental estar aberta para as surpresas e os imprevistos da vida. Nenhum parto é do mesmo jeito. Nenhuma experiência é a mesma. Nenhuma criança é igual a outra. E tá tudo bem. Essa é a beleza da maternidade.

6- Aprendi que maternidade não é comparação

A competição materna machuca. E isso começa muitas vezes ainda na gravidez. Infelizmente fazemos muitas comparações na maternidade, o jardim do vizinho sempre é mais verde. Nao há certo e errado na maioria dos casos. Por isso aprendi a não me importar com comparações. E como fiz isso? Filtrando e ignorando comentários e palpites assim, ouvindo os profissionais que confio e sabendo que cada criança é única e tem o seu tempo.

7- Aprendi que sono é um luxo

A privação de sono nos primeiros meses do bebê é uma das coisas mais desafiadoras do Puerpério. Aprendi que realmente temos que dormir bastante na gravidez, porque quando o bebê nasce é tenso….kkkk Nunca mais na vida acho que gente dorme bem e tranquilamente. Se você está grávida e acostumada a dormir bastante, prepare-se psicologicamente pra isso!!!

8- Aprendi que o vínculo vem desde a barriga

A gravidez é o momento em que se inicia o vínculo entre pais e bebê. E aprendi que falar ou cantar para o nosso bebê ainda na barriga é muuuito importante. ;) Não importa o tempo de gestação que estiver.  E depois que nasce quanto mais interação, contato, olho no olho e carinho, mais proximidade você terá com seu filho.

9- Aprendi que equilíbrio é tudo

Na alimentação durante a gravidez, nos exercícios, nas decisões. Aprendi que bom senso e equilibro são a chave da felicidade. Me alimentei bem, comi saudável e também fui comendo as coisas que eu tinha vontade. E quando meu filhos nasceram também não sai cortando tudo, fui aos poucos entendendo o que podia comer e não impactava na amamentação deles e o que me fazia feliz em comer.

10- Aprendi que somos muito fortes

Descobri que a gravidez e a maternidade trazem uma força fora do normal pra gente. Eu me senti a pessoa mais importante da face da terra responsável por carregar uma vida! As prioridades mudam, as responsabilidades aumentam, os dias ficam mais longos com tanta coisa. Você fica exausta, estressada, descabelada, mas no fim tudo vale a pena.

E vocês? O que aprenderam?

Beijos

Fernanda Rodrigues
 
Comentários no Facebook
 
1 Comentário
  1. Januaria Moreira  01/04/2020 | 16:30

    Obrigada pelas dicas, já não me sinto a paranoica pesquisadora de informações. Sobre ser quase Buda, estou praticando muito isso já que estou com 28 semanas ou sete meses e em plena quarentena de corona vírus, nada de gastos excessivos, nada de chá de bebê, nada de me impressionar com todas as informações…
    Mas foi muito bom ler suas recomendações, me distraíram e ajudou a acalmar.
    bjim

Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo